13 dezembro 2011

Foco: organização de final de ano.

Tenho sido menos regular no blog pois neste momento ando a fazer o que disse neste post. - a destralhar a minha casa e vida.

Este processo é longo e moroso. Para não desanimar, a cada dia tento reduzir a tralha de um "hotspot", ou seja, aquele ponto da casa onde é mais comum acumular tralha ou que está mais desarrumado sempre e esquecido.

O que já fiz (desde a quinta-feira passada):

1) Arrumei o "armário da estação seguinte" - como não tenho um guarda-fatos como o das estrelas (isto é, enoooooorme!) a cada mudança de estação mudo a roupa para um guarda-fatos suplente e assim só tenho no quarto a roupa que realmente vou usar.
Libertei-me daquelas peças de roupa nas quais espero caber "um dia", "talvez quando emagrecer", etc... (em bom estado vão para doar)
As que ficaram, lavei tudo e passei a ferro e guardei.

2) Desfiz-me de todas as sandálias de Verão que acumulo há anos e não calço.

3) Reduzi cerca de 30% a roupa e sapatos de trabalho do meu maridinho. Alguma estava num estado nada aceitável, mas "podia ser precisa" (sempre se arranjam desculpas para acumular).

4) Dei uma revisão a todos os medicamentos que tinha. Estavam todos juntos na farmácia e era uma confusão.
   - Os que estavam fora da validade vão para a farmácia para eliminação.
   - Criei uma caixa onde guardei o que não é de uso corrente.
   - Na "Farmácia caseira" apenas ficou o essencial que posso necessitar com maior frequência: pensos rápidos, algodão, álcool, betadine, água oxigenada, Panadol (comprimido e efervescente), Ben-u-ron, gel para dores de ossos e musculares, termómetro, gel para queimaduras, sais de fruta.

5) Comecei a fazer as minhas próprias folhas de registo para a minha Agenda 2012:
     - FEITO: Aniversários; Lista de compras; Registo de despesas; Menu semanal. (falta acabar restantes, depois mostro)

6)  Ando a estudar a Metodologia de Organização GTD (ver aqui) para acabar depois a Agenda 2012 em função deste modo de organização que me parece interessante e viável.

7) Já listei alguns projectos para o próximo ano;

8) Reduzi os "bibelots" e objectos decorativos que não gostava muito (mas teimava em ter) e os que acumulavam muito pó (tempo demais a limpar = tempo a menos para a família), assim como panos decorativos na mobília;
9) Estou a reduzir o n.º de contas bancárias para poupar tempo (a gerir)  e despesas.

10) Criei uma base de dados em excell para gerir as minhas despesas do próximo ano (ainda a aperfeiçoar).

E ainda falta muita coisa...

2 comentários:

  1. E parece q vais no bom caminho ;) Tb ando em limpezas/arrumações cá em casa p me livrar do q ñ faz falta nenhuma e só anda a ocupar espaço e a apanhar pó! Bjinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Anjo-de-Mel! Realmente às vezes é preciso! Vamos pouco a pouco e lá vamos conseguir! ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...