01 fevereiro 2012

Destralhar - primeiros passos que dei para simplificar a vida_Mês 1 e 2.

Conforme já tinha referido antes, tenho como objectivo actual libertar a minha vida de todas as coisas supérfluas que minavam o meu tempo e o meu espaço físico e mental.

Durante imenso tempo perguntava-me: "Mas por onde vou começar"? O melhor conselho que dou: comece por qualquer lado, mas COMECE! Porque depois o caminho vai-se desenhando pouco a pouco.

Sendo uma desorganizada por natureza, este era um dos aspectos a mudar.
Pensava sempre "Falta-me espaço" , "Faltam-me armários, caixas de arrumação, gavetas, etc," (desculpa comum para tentarmos enganar-nos dizendo que não somos organizados porque não temos como).
Resultado? O espaço era reduzido, sim, mas o que de facto acontecia é que sobrava (e ainda sobra) "tralha".

Depois destes meus primeiros passos no Minimalismo a verdade é que me sinto cada vez mais satisfeita, feliz, e, embora faça mais, parece que tenho mais tempo de sobra...

Por onde começar?
1) Veja quais são os "hots spots" da tralha na sua casa e na sua vida, isto é, os pontos mais desorganizados ou que geram mais stress.
2) Comece a destralhar aos poucos - se quiser fazer tudo de uma vez desanima e é mais difícil.
3) O mais importante: elimine tudo o que não lhe é essencial e que constitui tralha - é IMPOSSÍVEL ser organizado arrumando tralha - logo, primeiro elimine e depois organize.

Os meus primeiros passos a "destralhar" - Dezembro e Janeiro:

- Doei de toda a roupa que já não me servia, não vestia com regularidade ou não me ficava bem. Já vou na segunda remessa (não tive coragem de desfazer-me de toda à primeira!);
- Reduzimos muitas das prendas de Natal;
- Destralhei as minhas malas e cintos;
- Desfiz-me de revistas antigas, jornais e algumas lembranças de viagens,
- Desfiz-me da maioria dos bibelots de ofertas em cerimónias que só servem para acumular pó (eu sei que parece mau - eu também dei);
- Destralhei também algumas pessoas da minha vida que só me faziam mal;
- Dstralhei algumas gavetas: lingerie (fiquei com 1 terço da que tinha) + tintas e pincéis das minhas manualidades.
- Organizei algumas fotos (e até mandei fazer um álbum, o que para mim era quase um milagre!).
- Mudei alguns hábitos em casa para não sujar tanto - sapatos ficam à porta e uma pequena sapateira improvisada com pantufas para andar pela casa.
- Reduzi o número de contas bancárias e liquidei resto de um crédito pessoal.
- Criei a minha agenda actual GTD com algumas folhas personalizadas
- Organizei a minha farmácia;
- Tratei de assuntos médicos para os quais nunca tirava tempo;
- Ando a tentar resistir ao velho hábito de me oferecer para ajudar em tudo e mais alguma coisa (a verdade é que quando precisei, e foram várias vezes, nunca tive ninguém a quam ajudei antes).
- Só comprámos nos saldos aquilo que de facto precisávamos;

A par disto começamos a cuidar mais de nós (Mente sã em corpo são) - ginástica (eu) / futebol (ele), começamos a comer mais vegetais e a organizar os menus com mais produtos de produção caseira e da época (frango, batata, couves, alface, laranjas, grelos, etc).

Ufa! E  ainda vou só no início... Mas já me sinto bastante melhor!

4 comentários:

  1. Sabe bem destralhar, ñ sabe? :) Tenho andado nessa fase (aliás, ñ é algo recente), assim cm os meus pais, e temos dado mt coisa q ñ usamos e estava por aqui a ocupar espaço. Essa do destralhar pessoas tb ñ é mal pensado... Acho q já o fiz (ou vou fazendo...), mas ñ tinha feito essa associação, hehe! Bjinhos e continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa só responder agora mas ainda não sabia muito bem trabalhar com o blogger.
      Acho excelente que tenhas uma família que também te incute e segue alguma organização. Eu nunca tive esse tipo de educação em casa o que tornou tudo mais complicado durante alguns anos. Mas nãda que não se resolva! ;) Jtx.

      Eliminar
  2. Boa!
    Agora é só seguir em frente!
    Eu comecei a minha vida a dois, faz agora 1 ano! E sempre tive a convicção que não queria muita tralha. Tanto que por vezes penso que tenho a casa vazia demais! Mas sei que ainda tenho muito caminho pela frente, espaço não me falta, falta-me é a organização! :(

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom o início da vida a dois...Se bem que por vezes é complicado, mas é uma experiência fantástica. Já vivemos juntos há 4 anos mas casamos há 5 meses... É bom pensares assim à partida, "menos é mais"! Jtx e obgd por passares por aqui.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...