14 março 2012

Como destralhar. Encontre o seu método e simplifique a sua vida.


Não é possível Simplificar a Vida sem libertarmo-nos de tudo o que nos faz perder tempo e da confusão física.

"Destralhar", eliminar o desnecessário, é imprescindível.

Já tentei libertar-me de tudo de repente e organizar - não funcionou!
Já tentei programar exactamente o que ia fazer numa data específica - também não funcionou!

Como tem funcionado? Tenho na minha agenda (tipo filofax) as seguintes folhas no separador Projectos:
  • "Destralhar" - onde vou anotando o que vejo que pode ser destralhado, limpo, organizado, eliminado na minha casa ou vida.
  •  "Fontes de stress" - onde vou registando o que me causa mais "stress", podem ser obrigações, situações, divisões ou tarefas domésticas, situações no trabalho, etc. A partir daqui penso em soluções para evitar ou para lidar programadamente com estas situações e programo acções a fazer.
 Quando tenho um tempinho livre (ou forças suplementares à noite), escolho um dos itens do projecto "Destralhar" e faço-o.

 Tenho uma lista onde registo o que "destralhei" anteriormente e por vezes dou uma segunda vista de olhos e ainda reduzo mais.
  Por exemplo, tinha 2 caixotes com revistas que guardava há anos. Em Dezembro eliminei quase tudo e fiquei com cerca de 13 revistas. Ontem à noite reservei 10 min. e tornei a rever estas revistas que tinha conservado e ficaram apenas três (ao rever já não fazia sentido ter guardado as outras).
É claro que também tenho evitado comprar revistas (não me lembro a última vez que o fiz), para não ter de eliminá-las depois e assim poupo um dinheirinho.
Para quem quer, na Internet podemos consultar/assinar revistas e não há lixo físico)

Assim vou-me libertando ao poucos, sem causar transtornos na minha vida, sem vontade de desistir e parece que naturalmente as coisas vão acontecendo. É muito demorado no início quando a tralah abunda, mas é compensador pois já começo a ter tempo para aproveitar no que mais gosto.

Que tal tentar também Simplificar a sua Vida? Há sempre algo que se pode fazer! ;)

3 comentários:

  1. Lembro-me da 1a vez q falaste nisso e estavas um pouco céptica, mas fico feliz por ver q estás a conseguir e mt bem :) Acrescenta à tua lista 'fontes de stress' as pessoas :) Há gente q nos provoca e só causa mal-estar, por isso, há q evitar estar c elas... Bjinhos e bom resto de semana! P.S. - pra mim a época primaveril/páscoa serve p destralhar, limpar, organizar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente no início parecia uma barata tonta (ainda pareço!). :) As pessoas a destralhar feliz (ou infelizmente) tem sido a minha prioridade nos últimos tempos (leia-se "anos") e por mais que custe é sempre o melhor. Mais vale meia dúzia de pessaos boas na nossa vida do que dezenas que só estão perto enquanto estivermos "na mó de cima"!. ;)

      Eliminar
  2. Realmente no início parecia uma barata tonta (ainda pareço!). :) As pessoas a destralhar feliz (ou infelizmente) tem sido a minha prioridade nos últimos tempos (leia-se "anos") e por mais que custe é sempre o melhor. Mais vale meia dúzia de pessaos boas na nossa vida do que dezenas que só estão perto enquanto estivermos "na mó de cima"!. ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...